Prefeitura de Goiânia inicia vacinação de crianças na rede municipal de ensino

20 de março de 2025 às 09:29

Imunização será oferecida a partir desta sexta-feira (21) às 14h, nos CMEIs, como parte da primeira etapa. Aplicação das doses vai acontecer em dias diferentes

A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, inicia, nesta sexta-feira (21/3), a vacinação de crianças na rede municipal de ensino. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso dos pequenos aos imunizantes e ampliar a cobertura vacinal contra diversos tipos de doenças, como poliomielite, hepatite, febre amarela, sarampo, entre outras. A vacinação vai acontecer em dias diferentes nas unidades, conforme a ida das equipes multiprofissionais para aplicação das doses. (Veja o calendário completo abaixo) .

A oferta de vacinação diretamente nas escolas foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel na última semana e a primeira etapa da ação será realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das regiões noroeste, oeste, leste e sudoeste da capital. “Cada vacina é um presente que você dá ao seu filho. A vacinação nas escolas é uma estratégia eficaz e inclusiva para a proteção da saúde coletiva”, disse o prefeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as crianças já receberam os termos de autorização para recebimento dos imunizantes nas unidades de ensino e os pais precisam enviar aos CMEIs o documento assinado e a caderneta de vacinação das crianças até a data da ação.

“Nesta primeira etapa, como se tratam de crianças menores, as vacinas disponíveis serão aquelas indicadas para a faixa etária das crianças, como as de poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pneumocócica 10, meningocócica C, hepatite A, DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela e Covid-19”, explica o titular da SMS, Luiz Pellizzer.

“A vacinação nas escolas permite que mais crianças sejam alcançadas, porque muitos pais podem enfrentar barreiras para levar os filhos até as unidades de saúde, e isso aumenta a cobertura vacinal, prevenindo surtos de doenças evitáveis, reduzindo a mortalidade infantil e ampliando a proteção coletiva”, completa o médico.

Confira o calendário de vacinação nos CMEIs:

Foto: SMS